Já fez download da nossa app? Clique aqui!



Aldeias e Lugares

Aldeia de Pontes


Aldeia de Pontes

Esta aldeia pequenina e mágica, fica quase escondida num dos cantinhos de Castro Laboreiro, e foi um sonho que se foi tornando realidade. Desabitada durante mais de 15 anos, mas sem nunca ser esquecida…

Pontes está quase totalmente recuperada para turismo rural, e isso deve-se ao trabalho incessante de Manuel Rodrigues e Sara Domingues que aqui depositaram um sonho. Reconstruindo com as próprias mãos as antigas casas da aldeia, e convertendo-as em agradáveis nichos de férias para o turismo rural.  

A aldeia de Pontes é uma inverneira localizada a pouco mais de 6km de Castro Laboreiro, significa isto que os habitantes passavam aqui os três meses mais frios do ano, pois esta aldeia teria melhores condições para alimentar o gado durante esta época. Subindo para as brandas de Campelo e Formarigo assim que a primavera se anunciava.

 Ainda hoje há uma mão-cheia de famílias a praticar a transumância na região.

Os Brandas e os Inverneiras são núcleos habitacionais temporários, típicos do antigo modo de vida em transumância. As populações deslocavam-se das suas habitações nos vales e outras zonas baixas, onde o frio não era tão intenso (as inverneiras), para as zonas mais altas da serra, onde abundavam pastos férteis para alimentar o gado (as brandas).

Esta aldeia pequena mas viçosa já começa a atrair cada vez mais turistas que procuram paz, sossego e comunhão com a natureza envolvente. É um espaço para descansar e desligar a tecnologia – até porque nem a rede móvel se apanha com facilidade no coração da aldeia. E, mais do que visitar a aldeia de Pontes de passagem, pode alojar-se nestas lindas casinhas de granito totalmente remodeladas e adequadas aos dias de hoje 

Mas Pontes tem ainda mais para ver, não muito longe fica a Cascata do Pântano de Pontes, o aqueduto e as lagoas do Poço do Contador.

 Aqueduto de Pontes

Trata-se de um aqueduto de rega de curta extensão, assente sobre pilares de granito, que terá sido edificado nos anos 1940.Junto do aqueduto ergue-se um cruzeiro simples, também em granito, com um pedestal quadrangular sobre o qual assentam umas alminhas e uma cruz latina.

Poço do Contador 

A poucas centenas de metros fica o chamado Poço do Contador, onde se tomam uns banhos fantásticos e onde pode sempre tirar umas fotos incríveis 

A partir da Aldeia de Pontes saem 7 trilhos pedestres que pode utilizar para explorar a região, a maioria destes percursos é pequena e de dificuldade fácil. Permitem que conheça uma região repleta de rios de água límpida, pontes medievais, pequenas cascatas e lagoas quase secretas








DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Já fez download da nossa app?

Conheça a região do Alto Minho e do Parque Nacional Peneda-Gerês. Desde locais históricos, como cascatas, lagoas, moinhos...

Google Play App Store
App