Já fez download da nossa app? Clique aqui!
Change Language




Aldeia de Pontes

Localizada em Castro Laboreiro em pleno Parque Nacional Peneda Gerês , é uma aldeia típica Castreja a que se está a devolver o seu esplendor novamente, local especial em que pode viver em harmonia com a natureza e descansar dos dias citadinos. 
 
Este projecto teve início em 2017 por iniciativa própria após estar desabitada cerca de 17 anos.  O Sr. Manuel teve uma vida de  emigrante por França e Arabia Saudita, onde foi adquirindo os conhecimentos necessários para a renovação da aldeia de Pontes onde as casas estão a ser recuperadas pelo próprio.  
 
De momento já estão várias casas abertas ao público onde poderá reservar e desfrutar  de uma maravilhosa estadia. 
 
As casas recuperadas tem todas elas um nome característico uma vez que o nome está associado à  sua localização, função, etc. 
 
Casa da Eira - Este nome dá-se devido à entrada da casa ser mesmo em frente a uma eira.
 
Casa da Corga - Esta casa encontra-se junto a uma corga ( linha de água). 
 
Casa da Forja - Esta era a casa onde morava o pai do Sr. Manuel onde tinha por "gosto" trabalhar o ferro onde fazia ferramentas/reparações agrícolas.  
 
Casa do Lume -   Era tradição em Castro Laboreiro dar como nome à casa principal da família (a maior) “Casa do Lume” e onde também acendiam o lume( fogo).
 
Os vários trilhos pedonais de diversos graus de dificuldade permitem conhecer a aldeia a pé, sempre num ambiente de natureza quase intocada e com muito património para descobrir.
 
A 500 metros situa-se o Poço do Contador, local ideal para um mergulho refrescante nas águas limpidas do Rio Laboreiro. 
 
Bem perto, nas montanhas circundantes à Aldeia e apenas à distância de uma caminhada de meia-hora, poderá ver no seu habitat natural a espetacular Cabra Selvagem.
 
Não deixar de referênciar que ainda existe o aqueduto de Pontes que era usado para rega no lugar de Pontes em Castro Laboreiro, o aqueduto é formado por canal aberto, com cerca de 60 m sobre pilares de granito, que dão origem a 23 vãos rectos.


Já fez download da nossa app?

Conheça a região do Alto Minho e do Parque Nacional Peneda-Gerês. Desde locais históricos, como cascatas, lagoas, moinhos...

Google Play App Store
App