Já fez download da nossa app? Clique aqui!
Change Language


Uma aldeia verdadeiramente paradisiaca, que de certeza não esquecerá.
 
A Branda da Aveleira é uma aldeia pertencente ao concelho de Melgaço situada a uma altitude de 1120m, caracterizada por uma paisagem e um conjunto arquitectónico de grande beleza, situa-se junto ao parque Nacional da Peneda Gerês, sendo constituída por um aglomerado de casas rústicas, muito típicas, que são conhecidas por cardenhas, sendo algumas delas recuperadas para turismo rural e cada uma delas transformada num alojamento com qualidade, mantendo as suas caracteristicas originais.
 
A Branda da Aveleira, é uma das muitas brandas existentes nas zonas altas da região, é utilizada desde o século XII, na altura da Primavera e do Verão, como branda de pastoreio. Localizada nas imediações do Parque Nacional da Peneda-Gerês, nos limites dos concelhos de Melgaço, Monção e Arcos de Valdevez, era para aqui que, todos os anos, na altura mais quente do ano, os brandeiros subiam com os seus rebanhos, deixando os terrenos situados a altitudes mais baixas disponíveis para o cultivo do milho e do feijão. Facilmente afiguramos nestes campos verdejantes apinhados de gado ovino, bovino, cavalar e até caprino.
 
Em meados dos anos 60 e como em muitas aldeias do concelho de Melgaço, esta branda ficou deixada ao abandono derivado à emigração, anos depois com o regresso dos populantes a aldeia foi requalificada através de fundos comunitários e passou a ser conhecida como uma aldeia turística, aqui podemos encontrar várias casas restauradas, casas estas que eram e ainda são conhecidas como cardenhas (local de pernoita dos Brandeiros quando se dirigiam com o rebanho para a branda). Neste momento estão recuperadas cerca de 12 casas.
 
Os Brandeiros são os pastores que levavam o gado para as brandas onde permaneciam por lá durante os meses de verão.


Alojamentos em

Já fez download da nossa app?

Conheça a região do Alto Minho e do Parque Nacional Peneda-Gerês. Desde locais históricos, como cascatas, lagoas, moinhos...

Google Play App Store
App