Já fez download da nossa app? Clique aqui!
Change Language




Melgaço

Melgaço, o município mais a norte de Portugal, é conhecido pelas suas paisagens, história, gastronomia e pela muito apreciada e conhecida casta de vinho verde, Alvarinho.
O município é limitado a norte e leste pela região da Galiza, confronta com o Rio Minho e está inserido numa importante região montanhosa, cujos valores patrimoniais e ambientais são referência reconhecida internacionalmente (Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés).
 
Região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação, Melgaço orgulha-se do seu bonito património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no maravilhoso Parque Nacional da Peneda-Gerês. É uma terra rica em tradições, histórias, lendas e testemunhos de vivências passadas e detentor de uma rica e saborosa gastronomia.
 
A geografia de Melgaço traduz, efetivamente, o modo como este território se foi desenvolvendo ao longo da história, e é, simultaneamente, testemunho da importância da natureza enquanto elemento central da imagem de Melgaço. Encontra no Parque Nacional da Peneda-Gerês (Lamas de Mouro e Castro Laboreiro) um dos mais importantes ícones do concelho e símbolo da sua beleza natural e excelência ambiental. 
A qualidade dos recursos naturais proporciona ao visitante um contacto intimo com a natureza, que pode ocorrer através das inúmeras atividades de animação que vários agentes facultam, descidas de rio em canoas ou rafts, rappel, canyoning, slide, paintball ou o BTT… são algumas das muitas escolhas disponíveis para atividades ao ar livre.
 
Outras atividades organizadas e direcionadas para o ecoturismo não faltam: Passeios relaxantes a pé, a cavalo ou de bicicleta, pelas frescas matas florestais ou pelos tranquilizantes cursos de água, de uma forma mais privada através da experiência pessoal que cada um pode receber num passeio tranquilo pelas distintas paisagens.
 
Detentor de uma rica e saborosa gastronomia, o concelho de Melgaço é igualmente conhecido pela excelência do vinho Alvarinho que aqui se produz, e que, uma vez mais, revela a estreita ligação entre o território e as gentes que o foram habitando ao longo dos tempos, sempre tentando dele extrair os melhores valores, mas preservando-o, de forma inequívoca, e mantendo intactas algumas das mais belas paisagens de Portugal.
 
O Rio Minho, as suas pesqueiras, as suas serras, as suas aldeias históricas, e tantas outras coisas que poderá ver, tornarão a sua visita a Melgaço inesquecível! DESCUBRA MELGAÇO, O DESTINO DE NATUREZA MAIS RADICAL DE PORTUGAL.
 


Já fez download da nossa app?

Conheça a região do Alto Minho e do Parque Nacional Peneda-Gerês. Desde locais históricos, como cascatas, lagoas, moinhos...

Google Play App Store
App