Gavieira
É provável que nunca tenha ouvido falar na Gavieira esta aldeia que está totalmente inserida na área protegida do Parque Nacional da Peneda-Gerês tem por este motivo a razão ideal para uma visita. Afinal de contas, não é todos os dias que se pode desfrutar de uma aldeia típica do Gerês sem o turismo de massas por todo o lado.
A freguesia da Gavieira, como paróquia, aparece constituída pela primeira vez em meados do século XVI. Mas como comunidade, deve ser contemporânea à comunidade do Soajo.
Há indícios que o povoado da Gavieira tenha sido fixado ainda antes da formação da nacionalidade. Dada a insegurança dos tempos da reconquista, estas regiões isoladas eram bem mais seguras do que o vizinho Vale do Vez.
Estes lugares também eram privilegiados para a pastorícia de altitude, assim como toda a região envolvente, que compreende o complexo montanhoso – Soajo-Peneda-Laboreiro. A caça também era abundante, e incluía javalis, corços, veados e ursos.
Sendo a Gavieira uma Branda, complementa os aglomerados populacionais das inverneiras.
Como já mencionamos anteriormente, as Brandas ou Verandas constituem, com as Inverneiras, o curioso fenómeno da Transumância, ou seja a ocupação humana do espaço natural envolvente com migrações periódicas e sazonais de parte da população e do gado, em busca dos melhores pastos.
Tradicionalmente as brandas eram áreas de pastagens onde se fixavam os pastores com os seus rebanhos durante o verão.
Nesta zona da Gavieira existem cinco brandas, que complementam as inverneiras circundantes:
Os habitantes do lugar de Peneda e Beleiral dispõem da Branda da Bouça dos Homens (1000 a 1050 metros).
O Lugar da Igreja as Brandas de Busgalinhas (1000 a 1100), e São Bento do Cando (900 a 950)
Rouças, as brandas da Junqueira (1000 a 1050) e Gorbelas (950 a 1000
A aldeia da Gavieira fica mesmo ao lado do Santuário da Nossa Senhora da Peneda (este já mais conhecido pela maioria das pessoas) e a sua fantástica cascata (a Cascata da Peneda que cai de uma altura de 30 metros).
Se visitar Gavieira, procure também conhecer as outras aldeias da freguesia: Rouças e Tibo. A partir de Tibo pode chegar até à Lagoa dos Druidas (o verdadeiro nome é Lagoa dos Antigos). É uma das mais belas e secretas do Gerês. Pode ainda subir os socalcos em direção às brandas e apreciar as serras das redondezas: Peneda, Soajo e Laboreiro.
A Gavieira tem dois centros de referência de peregrinação religiosa.na região do Soajo e Peneda.
Um relaciona-se com a devoção a São Bento, localizado na Branda do Cando, e conhecido por São Bento do Cando.
O outro centro de devoção, dedicado a Maria, é o Santuário de Nossa Senhora da Peneda.