Já fez download da nossa app? Clique aqui!
Change Language


O Planalto de Castro Laboreiro, a uma altitude média de 1200 metros, localiza-se na freguesia de Castro Laboreiro, a mais montanhosa do Município de Melgaço, no extremo Noroeste do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a única área protegida de Portugal com o estatuto de Parque Nacional.

O Planalto de Castro Laboreiro possui uma importante Necrópole Megalítica composta por quase oito dezenas de monumentos possuindo diferentes tipos de arquitecturas provavelmente edificadas a partir do quinto e quarto milénio antes do nascimento de Cristo (a.C.), espelhando uma estratégia de ocupação deste território sagrado.

Este território não é apenas um espaço sagrado pré-histórico, actualmente é ocupado por pastores que guardam os seus animais neste pequeno paraíso. Este é também um dos últimos refúgios do Lobo Ibérico, além deste mítico animal é possível ver outros animais em estado selvagem como o Corço ou o Porco-bravo.

Na flora também é possível encontrar uma trufeira e pequenas plantas carnívoras, sendo a maior parte do planalto é composta por vegetação de pequena dimensão.

Também é possível encontrar dois locais onde podem ver gravuras rupestres.

Caso pretenda visitar este santuário de natureza e pré-história pode faze-lo de três formas, contratando os serviços de uma empresa devidamente autorizada para fazer passeios de todo-o-terreno, de bicicleta ou a pé.

O percurso pedestre do Planalto de Castro Laboreiro tem início no caminho florestal, em terra batida, que encontramos à direita antes da Branda de Portos (segundo a direção Castro Laboreiro, Portos), terminando na Branda de Rodeiro. É um percurso com cerca de 15 quilómetros que se desenvolvem na sua totalidade ao longo de um caminho carreteiro, que deverá levar aproximadamente 5 horas para percorrer todo o percurso e tomar contacto com os pontos de interesse que são sugeridos. É um percurso com um grau de dificuldade moderado, embora relativamente extenso. Não é garantida a oportunidade de abastecimento de água ao longo do percurso (não tem bicas de água durante todo o ano), por isso aconselha-se que se faça acompanhar de bastante água.

De bicicleta bastarão cerca de 4 horas apresentando condições ideais para ser realizado em bicicleta todo-o-terreno. Neste percurso estão identificados e descritos 19 pontos de interesse, relacionados com os valores naturais, culturais e geológicos do local, com destaque para os diversos Monumentos Megalíticos. Existe um centro de BTT em Lamas de Mouro, junto à Porta do PNPG com informações destes e de outros trilhos de BTT na região, poderá ainda solicitar os TRACKS para GPS.



Alojamentos em ?

Já fez download da nossa app?

Conheça a região do Alto Minho e do Parque Nacional Peneda-Gerês. Desde locais históricos, como cascatas, lagoas, moinhos...

Google Play App Store
App