Já fez download da nossa app? Clique aqui!
Change Language


O Parque Nacional da Peneda-Gerês, único em Portugal, (PNPG) abrange os concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre. É uma área montanhosa, com uma paisagem típica das zonas graníticas, que se estende do planalto de Castro Laboreiro ao planalto da Mourela, incluindo as serras da Peneda, Soajo, Amarela e Gerês com uma área total de cerca de 70 290 hectares. 

Nele residem pouco mais de 7000 pessoas, distribuídas por cerca de uma centena de pequenos lugares. A maior parte da área do Parque está coberta por vegetação natural: bosques, matos, turfeiras e vegetação ripícola. Para a sua biodiversidade e riqueza paisagística contribuem também habitats seminaturais, como pinhais de pinheiro-silvestre, lameiros e prados de montanha. Esta diversidade botânica favorece a ocorrência de um grande número de espécies de fauna, várias das quais endémicas, raras ou de distribuição limitada em Portugal como por exemplo o Lobo Ibérico, Corça e a Cabra-Montês. 
Ocupado pelo Homem desde o Neolítico, exemplo dessa ocupação são os Monumentos Megalíticos existentes no Planalto de Castro Laboreiro, este território possui também um importante património cultural, expresso em paisagens enriquecidas pela mão humana, numa inteligente utilização dos recursos naturais. Exemplo disso são as Pontes Romanas, os Castelos, Espigueiros e Moinhos comunitários. 

O PNPG possui 5 portas de entrada, uma em cada Município, Porta de Lamas de Mouro, Porta do Mezio, Porta de Lindoso, Porta campo do Gerês e a Porta de Montalegre. 



Alojamentos em ?

Já fez download da nossa app?

Conheça a região do Alto Minho e do Parque Nacional Peneda-Gerês. Desde locais históricos, como cascatas, lagoas, moinhos...

Google Play App Store
App