12 Locais a Visitar em Melgaço
Quando decidimos ir conhecer o Alto Minho, não podemos de forma alguma deixar de visitar Melgaço.
Pertencente ao distrito de Viana do Castelo, é o concelho mais a norte de Portugal, detentor de um micro-clima e localização únicos, permitem que este pequeno paraíso seja o produtor de vários néctares preciosos, desde o mel às aguardentes e licores, esta região demarcada é um dos berços do precioso Alvarinho.
Com uma gastronomia rica e completa, esta pequena vila vai encanta-lo de muitas maneiras.
Como Chegar
Para chegar a este destino único, independentemente, de onde vier, a Nacional 202 é a estrada que o vai trazer a esta vila deslumbrante.
O ideal para se deslocar para Melgaço é de carro, terá assim uma independência e liberdade de horários que os transportes públicos não lhe darão.
Desde o Porto são cerca de 160 Km a maioria dos quais em auto-estrada.
Se está a pensar em viajar sem carro próprio considere alugar um ou no Porto ou em Viana do Castelo.
Não sendo o carro uma opção, existem algumas alternativas de autocarros: A Auto Viação do Minho tem um expresso desde o Porto, que passa por Viana do Castelo ou Ponte de Lima. A AVIC tem carreiras regulares que ligam Melgaço e Castro Laboreiro a Monção e Viana do Castelo. A Internorte e a Anpian têm rotas internacionais de/para Espanha e França.
1 - O Marco N° 1
Nada como começar pelo princípio, e é em Melgaço, mais concretamente em Cevide que está o Marco n°1 de Portugal.
Pode sempre descer pelo icónico caminho do contrabandista, e assombrar-se com o misticismo e simbolismo do trajecto.
Ou conhecer a nova opção partir dos passadiços que lhe permitem conhecer a zona , com mais facilidade.
Mesmo assim, não deixe de atravessar a pequena ponte de madeira, que lhe mostra o ponto da fronteira entre Portugal e Espanha, e ir ver a praia fluvial já do lado espanhol, ( Frieira), onde de certeza que não vai resistir a um mergulho no magnificente rio Minho.
2 - Percursos Marginais do Rio Minho