Já fez download da nossa app? Clique aqui!



10 coisas a Não Esquecer Quando Vais Caminhar - Montes de Laboreiro
Blog Peneda Gerês

10 coisas a Não Esquecer Quando Vais Caminhar


10 coisas a Não Esquecer Quando Vais Caminhar

O Parque Nacional Peneda Gerês, é área classificada como Parque Nacional.

É um mundo à parte em que actividade humana se integra na beleza harmoniosa da Natureza.

Em Castro Laboreiro,  vais  encontrar um dos sítios mais bonitos e com imensos trilhos que podes fazer. 

Esta região montanhosa é repleta de cantinhos paradisíacos e fascinantes que podes descobrir e observar.

Os trilhos da zona, não requerem que sejas profissional na caminhada, há trilhos para todos os gostos,  e de vários níveis.

Estas são algumas das coisas que não deves esquecer quando fores desfrutar de um passeio ou trilho:

 

1- O calçado

Os terrenos dos montes de Castro,  são pedrosos, e terreos, por isso esquece lá a chineloca, as plataformas ou os saltos.

Escolhe calçado com boa aderência e que seja confortável (de preferência que já saibas que não te vai fazer bolhas nos pés)

As botas de trekking, ou os ténis de caminhar normalmente são óptimos para o efeito, mas se o tempo estiver seco, uns bons ténis com solas bem aderentes, também servem e vão ajudar-te muito. 

 

2- As roupas

Não escolhas nada demasiado justo ao corpo e presta atenção às cores.

As cores escuras no inverno até são boas porque dão a sensação de chamar o calor e até o manter no nosso corpo.

Ora no verão a sensação é a mesma, mas não te esqueças q  sol está muito mais quente, se levares uma t-shirt preta vais ter a sensação que aos 10m de estares debaixo do sol estás a assar a fogo lento😂

A roupa também não deve ser nem demasiado apertada , isso facilita a picada dos mosquitos, e das moscas, nem demasiado larga para não se prender nos ramos ou silvas.

Escolhe roupa confortável que não te aperte e que te dê boa liberdade de movimentos e com cores claras.

 

3- Protector solar

Normalmente as caminhadas fazem-se na primavera e no verão. 

Como já referi, o solo de Castro Laboreiro é muito pedroso, o sol reflecte nas pedras e queima.

Por protector solar, antes de sair, e mesmo durante a caminhada é importante, os teus braços, ombros e cara vão agradecer bastante.

 

4- Escolhe bem os horários

Se fizeres a caminhada na primavera,  vai ser mais tranquilo o sol não vai atacar com tanta força e podes até desfrutar de um dia fresco e bem agradável para passear.

Se for já verão,  aconselho a ires bem cedo, vá eu sei estás de férias,  mas nesse dia toca a por a pé da cama bem cedinho,  para evitar as horas do calor, há muitos trilhos, e podes escolher bem, tens trilhos que passam por algumas zonas arborizadas , mas têm partes em que passas muito tempo sem ver uma sombra, se escolheres as horas mais frescas vais-te divertir muito mais, e observar as coisas à tua volta com mais atenção,  sem estares preocupado em fugir ao sol e realmente não veres nada.

Quando acabares o trilho podes então ir dar um mergulho a uma das cascatas ou lagoas de Castro que são o final feliz de uma boa caminhada. 

 

5- Água

A água é  vida, e vai ser o que te vai manter hidratado durante o teu passeio.

Não leves sumos nem refrigerantes,  têm açúcar o que te vai aguçar ainda mais a sede. A água gelada, ao contrário do que pensamos também não nos mata a sede, é verdade que sabe mesmo muito bem água gelada no primeiro trago, mas não te sacia a sede. Tenta sempre que a água seja a temperatura ambiente,  não é tão refrescante mas sacia a sede. Podes refrescar-te em algum riacho ou rio que encontres pelo trilho.

 

6- Comida

Eii, calma lá,  nada de levar o frango assado com batatas da mãe. 

Mas sim durante o trilho a fome vai chatear, uma sandes leve, ou umas barritas enérgicas, ou umas bolachas,  vão sempre ajudar, uma peça de fruta também é uma boa opção.  Vão ajudar a fazeres o trilho com mais energia, e no fim então podes atacar o frango assado.

 

7-Lixo

O Parque Nacional Peneda-Gerês,  é área protegida,  e gostamos tanto dele assim, todos devemos ajudar e contribuir para que se mantenha limpo. 

Por isso na tua caminhada, evita largar os teus papéis, ou plásticos por onde passas, se tu o fizeres, a próxima pessoa que passar vai encontrar a área limpa e vai sentir que também a deve deixar limpa.

Leva um saquinho contigo, e guarda o teu lixo dentro da mochila, no final, é só pegares no saquinho e deitar no contentor, não custa nada quando todos participamos.







DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Já fez download da nossa app?

Conheça a região do Alto Minho e do Parque Nacional Peneda-Gerês. Desde locais históricos, como cascatas, lagoas, moinhos...

Google Play App Store
App