Já fez download da nossa app? Clique aqui!
Change Language


Nossa Senhora da Peneda

Conta uma antiga lenda que uma imagem desta senhora terá sido deixada naqueles rochedos por uns cristãos que fugiam aos mouros no século VIII.

No século XIII, a Senhora revelou-se por duas vezes a uma pastorinha que aí andava com o seu rebanho. De início, tomou a forma de uma pomba (dizem que foi a 5 de Agosto de 1220) e solicitou-lhe que fosse construído no local da aparição um santuário em sua honra. A menina correu a dar a notícia, mas ninguém a acreditou. Uns dias depois, a Santa apareceu-lhe novamente no mesmo ponto e já com a forma que hoje se venera. Pediu então à petiza que fosse a Roussas e que lhe trouxessem uma mulher daí chamada Domingas Gregório, que se encontrava entrevada há muito. Os habitantes deste lugar transportaram logo a pobre doente, que, na presença da Senhora, se curou imediatamente. Aí começou o culto e terá sido construída uma pequena ermida.

Entre os finais do Séc. XVIII e meados do Séc. XIX foi construído o atual templo em sua honra, num local de grande beleza. Muitos são, ainda hoje, os peregrinos que aí acorrem por devoção e cresce o número de turistas que o vistam com admiração.


Alojamentos em ?

Já fez download da nossa app?

Conheça a região do Alto Minho e do Parque Nacional Peneda-Gerês. Desde locais históricos, como cascatas, lagoas, moinhos...

Google Play App Store
App