Castro Laboreiro é uma das aldeias finalistas das 7 Maravilhas de Portugal (2º lugar), venha descobrir porquê! Esta aldeia é um dos principais atrativos turísticos do Parque Nacional da Peneda-Gerês pela sua tipicidade e beleza paisagística. Está na origem de uma raça canina com a mesma designação, conhecida mundialmente: o cão de Castro Laboreiro.
As fortes nevadas do Inverno foram muito importantes para a prática da transumância e sobretudo para o modelo de povoamento que está organizado em três tipologias: Brandas, Inverneiras e lugares fixos. A aldeia possui ainda um milenar e riquíssimo legado histórico, arqueológico e arquitetónico, designadamente os monumentos megalíticos, o Castelo de Castro Laboreiro, as pontes romanas, os fornos e os moinhos comunitários entre muitos outros.
Esta aldeia possui um património histórico e arquitetónico de grande riqueza, destacando-se um tipo próprio de construções castrejas existentes em Castro Laboreiro: o Castelo de Castro Laboreiro – classificado como monumento nacional; a Igreja Matriz de Castro Laboreiro; o Pelourinho de Castro Laboreiro, datado do século XVI, classificado como imóvel de interesse público; igrejas medievais; os fornos comunitários; os espigueiros; e os moinhos.
Venha à descoberta desta região, dos seus costumes e tradições, na companhia dos nossos monitores, que o levarão nesta magnífica viagem!