Já fez download da nossa app? Clique aqui!
Change Language
Trilho da Peneda - Passeios Pedestres, Peneda
Passeios Pedestres,

Trilho da Peneda




O percurso permite visitar os povoados da Peneda e da branda da Bouça dos Homens, ascender à Penameda e ao pântano da Chã do Monte (que outrora servia uma mini-hídrica para produzir energia para a Peneda). Permite ainda conhecer a Fraga da Meadinha, muito procurada como local de escalada, e o Santuário da Senhora da Peneda, local de procissões e romarias.
 
Este percurso realiza-se em plena serra da Peneda, inicia-se este percurso por um carreteiro onde outrora passavam os carros de bois de raça Barrosã, carreteiro este, que ligava a aldeia da Peneda com a Bouça dos Homens.
 
Após 3 km e a cota aproximada de 1100 metros, inicia-se a descida, avistando ao longe a Branda da Bouça dos homens.
 
Pouco depois da saída na estrada alcatroada, tomamos um antigo caminho de romeiros devotos à imagem da Srª da Peneda, trata-se de um caminho designado de pé- posto uma vez que não permite outro modo de percorrê-lo. 
 
De seguida iniciamos uma nova ascensão até às faldas da Penameda (1215 metros de altitude) e logo, voltamos a descer até pequeno lago artificial, conhecido pelos locais por “Pântano” situado no lugar de “Chã do Monte”. Esta represa servia uma mini- hídrica anos atrás fornecia a energia elétrica ao povoado da Peneda. 
 
Cruzando o lago, seguimos um regato e a descida torna-se numa verdadeira e intrépida aventura devido aos íngremes declives do relevo. À medida que vamos descendo, podemos observar lá no fundo a igreja e o aldeamento da Peneda, assim como também, ao nosso lado esquerdo a Fraga da Meadinha, procurada por inúmeros escaladores nacionais e estrangeiros. 
 
Mais uns abaixo, alcançamos a desembocadura do trilho e daí tomamos a estrada que nos levará passado cerca de 1 Km, ao ponto de chegada que coincide com o ponto de partida. 
 
 




Quer saber a distância e tempo estimado para a sua viagem?

Coloque a sua localidade e clique em "Calcular distância" e será calculado a distância e tempo estimado da sua localidade até ao alojamento.



Comentários (0)

Ainda não temos nenhuma classificação neste alojamento. Seja o primeiro!

ADICIONAR COMENTÁRIO


Selecione o dia para avançar:


x adultos
x crianças
(x)
Total

Já fez download da nossa app?

Conheça a região do Alto Minho e do Parque Nacional Peneda-Gerês. Desde locais históricos, como cascatas, lagoas, moinhos...

Google Play App Store
App